Emerson Lopes Silva
Porto Alegre -
Pesquisadores da Universidade de Birmingham desenvolveram camisas inteligentes para jogadores de futebol As roupas trazem computadores que acompanham o ritmo e a aceleração de quem as utiliza.
O protótipo do computador vestível (wearable computer)permitirá o monitoramento remoto da performance dos esportistas. Com este recurso, técnicos e especialistas terão mais condições de analisar aspectos como velocidade desenvolvida em campo pelos atletas. Utilizando uma rede de rádio, a performance dos jogadores poderá ser gravada com maior precisão.
Coordenado pela National Technical Universisty of Athens, na Grécia, o projeto das roupas com computadores de bordo foi iniciado há três anos. Dele participam universidades na Itália, Áustria, Alemanha, Holanda e Inglaterra, entre outras. Só a Universidade de Birmingham recebeu US$ 300 mil para o projeto.
Porém o protótipo ainda não tem o tamanho nem a versatilidade ideal para uma camisa. Além do tamanho, o equipamento tal como existe hoje, não resistiria a uma lavagem em máquina de lavar.