Busan (Coréia do Sul) -A Adidas, patrocinadora da FIFA, apresentou nesta sexta-feira, em Busan (Coréia do Sul), a bola oficial "Fevernova" da Copa do Mundo de 2002, que rompeu radicalmente com o design lançado no Mundial Argentina'78.
A nova bola apresenta desenhos que lembram turbinas, numa interpretação da inovação tecnológica que os dois países organizadores da Copa do Mundo de 2002, Japão e Coréia do Sul, vêm obtendo nos últimos anos.
Segundo o responsável da divisão de futebol da alemã Adidas, Guenter Pfau, encarregado de projetar a bola da Copa do Mundo de futebol, a cor dourada nessas turbinas simboliza a energia que a Coréia do Sul e o Japão dedicaram ao evento, e as chamas vermelhas que aparecem representam a tradição do fogo como força condutora.
"O nome Fevernova se inspirou na febre (em inglês, fever) que a Copa do Mundo causa em nosso planeta durante um mês inteiro, a cada quatro anos", afirmou Herbert Hainer, presidente da Adidas.
Sob o lema "Football never felt better" (o futebol nunca se sentiu melhor), a bola foi mostrada à imprensa internacional presente em Busan para cobrir o sorteio do Mundial, que ocorre neste sábado na segunda cidade sul-coreana.
Os funcionários da Adidas afirmaram que a nova bola é a mais precisa de todas as projetadas até agora. "A capa sintética, altamente durável, é uma versão nova e melhorada da introduzida com a bola Tricolore do mundial França-98, de microcélulas cheias de gás altamente comprimido. Isso proporciona uma devolução extraordinária da energia e um amortecimento extra para aumentar o controle e a precisão", disse Pfau.