CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alavés vence Barça e assume liderança no Espanhol
Sábado, 01 Dezembro de 2001, 21h51

Vitoria - O modesto Deportivo Alavés, uma equipe que estava há onze anos na Terceira Divisão, lidera provisoriamente a máxima categoria espanhola aguardando o que faça este domingo o Betis, depois de derrotar (2-0) ao Barcelona, que foi dominado de do início ao fim pela equipe de Vitória e caiu com total justiça no estádio de Mendizorroza.

O jogo engrandeceu a figura de uma equipe, o Alavés, que pretende quebrar esquemas e questiona nesta campanha o monopólio dos grandes, e de passagem escureceu a um impotente Barcelona, cujo futuro nesta Liga se complica após fracassar com estrondo esta noite.

De início, o técnico do Barcelona, Carles Rexach, pôs em campo um uma equipe dificílmente entendível para salvaguardar a integridade de seu time. O técnico visitante, temeroso do dinamismo de Magno Mocelin, encomendou a Puyol uma marcação individual sobre o ítalo-brasileiro, prescindiu de seu lateral esquerdo (Coco) e colocou três centrais para assistir ao único dianteiro local, Rubén Navarro.

O planejamento de Rexach foi um fracasso, desconcertou jogadores e permitiu ao Alavés o domínio no meio-campo, onde a perseverança de Turiel serviu de contraponto perfeito para complementar a sábia batuta de Pablo Gómez.

De um brilhante passe do meio-campista vitoriano se originou o primeiro gol da partida. Medina Cantalejo marcou como pênalti uma suposta derrubada de Andersson a Rubén Navarro quando este encarava a Bonano, que foi feito pelo especialista Carlos Llorens.

Este gol acentuou a diferença entre uma equipe insolente de sacrifício, modelo de organização e conhecedor de suas virtudes (o Alavés) e outro, o Barcelona, que não encontra o caminho, desperdiça a qualidade de seus jogadores e sem nenhuma coerência em seu desenho tático.

Todas as estrelas do Barcelona foram apagadas do mapa pelo sóbrio trabalho defensivo da equipe vitoriana, com menção especial para o estrangeiro Oscar Téllez. Kluivert voltou a dar mostra que nunca pode jogar de lateral, Rivaldo desaparece como atacante central e Overmars não encarou nunca a Geli.

Para mais vergonha do Barcelona, a sorte se aliou de seu lado quando Turiel, chutou uma bola na trave esquerda coincidindo com a melhor fase de um Alavés encorajado que converteu em uma caricatura a seu oponente. Apesar de Rexach tentar reconduzir a situação no intervalo ao dotar de maior consistência ao meio-campo com a entrada de Rochemback e Gerard, a sorte da decepcionante equipe catalã estava decantada.

A certeza da superioridade (min. 62) esteve a cargo de Ibon Begoña, que colocou uma soberba canhota em meio voleio desde 25 metros, o que fez inútil a ponte de Tito Bonano. Mendizorroza explodiu então de alegria e começou a assegurar-se que o Alavés fazia realidade o sonho de ostentar a liderança da primeira divisão.

Intactos seus tradicionais sinais de identidade, a equipe do Alavés ficou no mais alto da tabela classificatória e apresenta sua candidatura para conseguir as máximas cotas. Ao Barcelona, claro, o transformou em uma caricatura.

Efe

 

 VEJA AINDA
Futebol Espanhol
Real encosta no La Coruña
Atacante argentino sofre fratura ao comemorar gol
Juninho Paulista usa calote vascaíno para se livrar do Atlético de Madri
Jamelli se queixa do técnico do Zaragoza
Veja lista completa
Futebol europeu
Joelho tira Edmílson de partida do Francês
Liverpool vence e se distancia na liderança
Owen faz Liverpool manter ponta no Inglês
Amoroso e Ewerthon brilham no Alemão
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade