São Paulo - O Vasco venceu o Fluminense por 90 a 86 na terceira partida do playoff semifinal do Campeonato Carioca de Basquete e ficou a uma vitória de despachar o rival. A decisão da partida só aconteceu na prorrogação. O vencedor da série melhor-de-cinco pega o Flamengo, do Mão Santa Oscar, na disputa do título.
Antes da partida, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, ameaçou proibir o seu time de entrar em quadra caso o locutor Milton Leite, da ESPN Brasil, estivesse presente para transmitir a partida. Leite foi ao ginásio do Tijuca para narrar o jogo, que transcorreu normalmente.
Bastidores a parte, o jogo foi muito emocionante e o tempo normal acabou empatado em 77 pontos com quatro jogadores, um do Vasco e três do Flu, excluídos com 5 faltas. O placar baixo demonstrou a soberania das duas defesas sobre ambos os ataques.
Nos últimos quatro minutos do quarto final, o Vasco perdia por uma diferença de 13 pontos (75 a 62), e conseguiu empatar faltando um minuto. Helinho, do Vasco, e Kit Nelson, Marcelinho e Diego, do tricolor carioca, foram excluídos por excesso de faltas.
Na prorrogação o eqülibrio se manteve e o Vasco conseguiu abrir cinco pontos a um minuto do final, o que determinou a vitória cruzmaltina. As duas equipes voltam a se encontrar na quinta-feira, às 20, no mesmo ginásio da Tijuca.
No final da partida, o jogador Espiga do Flu partiu para cima do árbitro Nélson Ramos, bem como o supervisor do time das Laranjeiras, Rene Machado, foi para cima do presidente da Federação Carioca, Pedro Arantes.