Rio - Com a participação do Minas Tênis Clube (MG) e do Gama (DF), o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, confirmou que o 13º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2002), terá 18 equipes representando oito estados: São Paulo (7), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (2), Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (1), Paraná (1), Goiás (1) e o Distrito Federal (1).
O Fortaleza também solicitou sua inclusão, por meio da Federação Cearense, e terá até sexta-feira para confirmar sua presença. A competição irá começar dia 27 de janeiro e terá mais de 320 jogos.
“Nos últimos meses fomos procurados por dirigentes de vários clubes querendo participar do Nacional 2002, o que mostra a grandeza e a importância da competição. Depois de analisarmos todas as propostas, escolhemos o Minas Tênis Clube e o Gama por atenderem a todos os requisitos exigidos, principalmente, o técnico-financeiro-administrativo. Dessa forma, os dois clubes irão arcar com todas as suas despesas (aéreas, hospedagem, alimentação e taxas de arbitragem) e a das equipes que forem jogar em suas cidades (Belo Horizonte e Brasília)”, explicou o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis.
Segundo Grego, a presença de mais dois clubes aumenta o número de profissionais em atividade e abre mais espaço para o basquete em duas cidades tradicionais.
“Na verdade estamos criando campo de trabalho para pelo menos mais 30 jogadores e 16 pessoas ligadas à comissão técnica. Além disso, nos últimos quatro anos e meio realizamos 80 campeonatos de base (cadete, juvenil e Sub-20). Para dar continuidade a esse trabalho, é preciso que esses jovens atletas possam estar jogando.”
Já estão com vaga assegurada no Nacional 2002 nove equipes: Vasco da Gama (RJ), atual campeão brasileiro; Londrina/Sercomtel, campeão paranaense; Flamengo/Petrobras, Fluminense e Automóvel Clube/Campos (Rio de Janeiro); Minas Tênis Clube (Minas Gerais); Gama (Distrito Federal); Universo/Ajax (GO) e São Caetano (SP), campeão e vice da 5ª Super Copa Brasil. Para completar os 18 participantes faltam ser definidas as seis equipes de São Paulo e os campeões do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
OS 18 PARTICIPANTES DO NACIONAL 2002:
Vasco da Gama (RJ) - campeão brasileiro de 2001
Universo/Ajax (GO) - campeão da Super Copa Brasil
São Caetano (SP) - vice-campeão da Super Copa Brasil
Londrina/Sercomtel - campeão do Paraná
Flamengo, Fluminense e Automóvel Clube de Campos (Rio de Janeiro)
São Paulo - os seis primeiros do Estadual 2001
Minas Gerais - campeão do Estadual 2001 e Minas Tênis Clube
Santa Catarina - campeão do Estadual 2001
Rio Grande do Sul - campeão do Estadual 2001
Distrito Federal - Gama (DF)