Rio - Apenas algumas dezenas de torcedores, entre eles vários jornalistas estrangeiros, foram testemunhas do primeiro clássico disputado em Cabul após a retirada da milícia talibã da capital do Afeganistão.
Sem a presença do regime fundamentalista, o El Sabawon derrotou o tradicional rival por 5 a 4.
O El Sabawon, um dos clubes mais tradicionais do país, enfrentou o rival Shaeen no Estádio Nacional Azi. Desde a tomada do governo afegão pelos talibãs, há seis anos, as equipes não conseguiam disputar uma partida sem interrupção, já que os fundamentalistas executavam publicamente os que transigiam as regras impostas pelo regime no intervalo das partidas.
Além disso, nas partidas realizadas durante o governo talibã, os jogadores eram obrigados a jogar com calça até os calcanhares. Isso quando havia jogo, porque o regime proibiu a prática de atividades esportivas em todo o território afegão.
Em alguns casos a proibição chegou a ser benéfica para os jogadores, principalmente quando havia algum jogo entre equipes de diferentes cidades. Como os clubes não dispunham de muitos recursos, os jogadores eram obrigados a ir e voltar no mesmo dia da partida, atitude pouco recomendada em virtude das represálias impostas pelas tropas da Aliança do Norte.