Londres – O britânico Lennox Lewis está ansioso pelo esperado encontro com Mike Tyson, em abril. Pelo menos é o que afirmou seu treinador, Emmanuel Steward, no sábado.
A declaração de Steward foi feita no dia seguinte à decisão de Tyson de cancelar a luta contra o também norte-americano Ray Mercer, que estava marcada para 19 de janeiro, a fim de se preparar para o confronto com Lewis.
``A luta será realizada em 6 de abril e Lennox está empolgante’', revelou Steward à rádio BBC. ``Ele estava frustrado, pois achava que tinha feito tudo para garantir o encontro com Mike Tyson''.
``Lennox está muito feliz com a realização desta luta -- é a única luta no boxe que o mundo quer ver''.
``Ele não teve a chance de enfrentar Mike Tyson ou Riddick Bowe porque nenhum deles estava preparado, mas agora Mike percebeu que o público só está interessado em Lennox Lewis''.
Tyson está cotado como o principal desafiante aos títulos do Conselho Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe.
Esta semana Lewis entrou com um processo judicial, solicitando que Tyson perdesse os privilégios de desafiante no CMB caso se recusasse a cancelar a luta com Mercer.
``Isto é um negócio, tenho certeza de que Ray compreende por que eu tenho de enfrentar Lennox agora'', afirmou Tyson na sexta-feira. ``O título dos pesos pesados é o meu destino e eu preciso daqueles cinturões novamente''.
A luta entre Lewis e Tyson pode ser a mais cara de toda a história, com uma bolsa que pode chegar a US$ 50 milhões.
Steward também deu a entender que Lewis poderá se aposentar caso vença Mike Tyson. “Sinto que Lennox vai derrubar Mike Tyson. Então ele terá feito tudo o que pretendia, e mais'', disse o treinador. ``Ele vai ter de estar lá quando nomearem os melhores pesos pesados de todos os tempos''.
Lewis, 36, recuperou os títulos do CMB e da FIB no mês passado, ao nocautear o norte-americano Hasim Rahman no quarto assalto, em Las Vegas.
Ele tem um retrospecto de 39 vitórias, duas derrotas e um empate, uma decisão contestada, em sua primeira luta com Evander Holyfield.
Tyson, que venceu 49 de suas 52 lutas como profissional, apresentou-se pela a última vez em 13 de outubro, ocasião em que venceu o dinamarquês Brian Nielsen em Copenhague, por nocaute técnico no sétimo assalto.