São Paulo - O Flamengo passou a respirar um pouco mais aliviado no playoff decisivo melhor de cinco jogos do Campeonato Estadual masculino ao derrotar o Vasco, na noite desta terça-feira, no ginásio do Maracanãzinho: 101 x 95. O jogo terminou em muita confusão em um lance capital no final da partida.
O jogo seguia empatado em 95 pontos e, faltando três segundos para o final da partida quando Ratto, do Fla, foi para uma última tentativa individual de evitar a prorrogação. Ao subir para um chute da linha de três pontos, o juiz da partida apontou falta de Helinho, com o cronometro zerado. Como o chute saiu antes do fim do jogo, Ratto teria três lances-livres precisando converter apenas um para garantir a vitória.
A decisão do juiz deixou o técnico Hélio Rubens revoltado. O treinador invadiu a quadra e, aos berros de "ladrão e sem-vergonha", precisou ser contido pelos policiais para não agredir o árbitro. O autor da infração e filho do técnico também foi para cima do juiz e chegou a peita-lo.
A revolta dos vascaínos gerou duas faltas técnicas contra o time de São Januário e Ratto acabou batendo não apenas os três lances da falta do jogo como também mais quatro por conta das técnicas. O flamenguista fez seis dos sete chutes e fechou o placar.
Na primeira partida, o time vascaíno, comandado por Hélio Rubens, venceu por 113 a 107. O campeão sai de uma disputa melhor-de-cinco.