Denver - A direção Denver Nuggets puniu com a suspensão por quatro partidas o treinador da equipe, Dan Issel, que na terça-feira passada insultou um espectador de origem hispânica.
O canal de televisão KUSA-TV, de Denver, mostrou na terça-feira à noite imagens do técnico dirigindo-se a um torcedor de origem hispânica com frases racistas enquanto mandava que ele fosse comprar e beber cerveja em outro lugar.
Os insultos, que custarão ao treinador US$ 112 mil, aconteceram depois que os Nuggets perderam seu sétimo jogo na temporada por 99 a 96 contra os Charlotte Hornets.
O anúncio oficial da punição foi feito nesta quarta-feira pelo gerente-geral da equipe, Kiki Vanderweghe, durante uma entrevista coletiva na qual informou que o montante da multa será depositado em um fundo da equipe destinado a obras em benefício da comunidade.
Um dia depois do incidente, Issel se dirigiu aos torcedores e se desculpou publicamente.
"Respeitosamente peço desculpas aos torcedores dos Nuggets, à diretoria e à cidade de Denver pelos comentários fora de lugar", comentou Issel. "Assumo toda a responsabilidade pelos meus atos. Sinto muito ter envergonhado a diretoria dos Nuggets e minha própria família".
Enquanto admitia que a severidade dos insultos abririam um novo debate na cidade, Vandeweghe destacou a atitude positiva que seu antigo companheiro de equipe teve sempre com a comunidade.
"Se olharmos seus 25 anos de carreira, dedicada inteiramente à cidade de Denver, nos daremos conta de que não é algo que simplesmente pode ser destacado", indicou.
"Dan está realmente envergonhado e expressou suas desculpas por isso, e em nome da equipe pessoalmente peço desculpas ao torcedor e à cidade de Denver", disse o diretor.
Vandeweghe informou também que, antes de tomar a decisão, a direção contatou o escritório da NBA para entrar em acordo sobre a punição e evitar que o incidente atinja níveis maiores.
O gerente-geral lembrou o incidente do ex-treinador dos Nets de New Jersey, que foi multado em US$ 25 mil, mas não foi suspenso, por protagonizar um incidente parecido com um repórter.
"Nós achamos que esta punição é muito mais severa, o que mostra a seriedade com a qual estamos encarando as coisas", comentou Vandeweghe.