Amberes - O alemão Thomas Rupprath foi o protagonista do Campeonato da Europa de natação nesta sexta, em piscina curta -25 metros-, que é disputado em Amberes, ao conseguir, em seu segundo dia de competição, seu terceiro recorde mundial.
Rupprath está a caminho de tornar-se sucessor do mítico Michael "Albatroz" Gross, que dominou o nado borboleta durante muito tempo, ao pulverizar o recorde mundial dos 100 borboleta em 18 centésimos de segundo e, precisamente, em cima do sueco Lars Frolander, que detinha o recorde e o campeonato mundial.
O nadador sueco teve que conformar-se com o segundo lugar na final do nado borboleta, que Rupparth dominou com alguma dificuldade até a última parte da prova, quando imprimiu um ritmo incapaz de ser seguido por seus rivais.
Antes, o nadador alemão já havia batido, por duas vezes, o recorde mundial do revezamento 4x50 medley, com a equipe alemã.
Além disso, caíram dois recordes continentais femininos, com a vitória da checa Ilona Hlavackova nos 100 costas e da alemã Anne Poleska nos 200 crawl.
Hlavackova, com o tempo de 57.75, novo recorde europeu, conquistou também o título continental dos 100 costas, já Anne Polenska aumentou a glória alemã com uma nova vitória, nos 200 crown, e com novo recorde continental, seguida pela jovem Mirma Jukic, austríaca de apenas 15 anos.
Outra das protagonistas da etapa foi a holandesa Inge de Bruijn, que venceu a final dos 100 metros livre, e marcou um novo recorde do campeonato, em segundo ficou sua antiga rival, a eslovaca Martina Moravcova.
Steve Theloke, outro dos integrantes da equipe alemã, que na quinta-feira protagonizou uma rodada de recordes, venceu os 50 metros costas, com novo recorde da competição.
Os outros vencedores foram o ucraniano Oleg Lisogor, nos 100 crown; o italiano Alessio Boggiatto, nos 400 medley, com novo recorde do campeonato; a também italiana Flavia Rigamonti, nos 800 metros femininos; a sueca Therese Alshammar nos 50 borboleta e a equipe feminina da Suécia, no revezamento 4x50 livre.