Budapeste - O Comitê Internacional do Fair Play (jogo limpo) (CIFP), decidiu entregar o "Grande Prêmio do Jogo Limpo" ao remador alemão Andreas Dittmer por sua atuação nos Jogos Olímpicos de Sydney e, este ano, uma das distinções foi para o casal brasileiro de alpinistas Paulo Rogério Pinto Coelho e Helena Guiro Pacheco Pinto Coelho por haver renunciado a chegar ao topo do Everest para salvar a vida de outro alpinista.
Outro diploma foi para David Pabiska, por deixar sua posição vantajosa para atender a um competidor ferido no campeonato checo de motociclismo no ano 2000.
O jogador italiano Roberto Bolognini é outro diplomado por Jogo Limpo por mandar a bola para fora diante de uma oportunidade clara de gol para que um jogador adversário lesionado fosse atendido.
A judoca polonesa Anna Zemla-Krahewska e seu treinador Radoslaw Laskowska foram também premiados com o mesmo diploma por haver confessado, depois de três juízes treme lhe concedido a vitória, que, de fato, quem ganhou foi sua adversária italiana.
O jogador grego Themistoklis Nikolaidis foi o último premiado por reconhecer que tinha tocado com a mão a bola que entrou no gol do adversário.
Jeno Kamuti, presidente do CIFP, que foi campeão mundial e olímpico em esgrima, informou que o ato de entrega do Grande Prêmio e dos diplomas do ano 2000 será realizado no dia 24 de março de 2002 em Franckfurt.
O Comitê foi criado em 1963 para promover a limpeza e honestidade no esporte. Durante 37 anos sua sede esteve em Paris, mas este ano se transfere para Budapeste.