Rio - A CBF vai divulgar nesta quinta-feira o calendário do futebol brasileiro para o próximo ano, segundo o presidente em exercício da entidade, Alfredo Nunes. A Copa do Brasil terá 64 clubes no total, sendo 28 da Primeira Divisão - à exceção de Atlético-PR, Grêmio, São Caetano e Flamengo, que disputarão a Libertadores -, e 28 da Segunda.
As demais vagas serão preenchidas por clubes que não disputaram as suas séries, mas foram campeões em seus respectivos estados. A Copa do Brasil tem início previsto para o dia seis de fevereiro.
Os campeonatos regionais, ou as Ligas, terão início no dia 19 ou 20, dependendo da região. O Campeonato Regional do Norte - como ficou batizada a Liga do Norte - terá oito clubes, sendo Paysandu-PA, Moto Clube-MA, Rio Negro-AM, Atlético-RO, Independente-AM, Ríver-PI, Vasco-AC e Ji-Paraná-RO.
A Copa Centro-Oeste contará com oito clubes. Goiás, Vila Nova-GO, Palmas-TO, Gama, Brasiliense, Juventude-MT e Operário-MS, além de Serra-ES - o representante capixaba seria o Alegrense, atual campeão, mas a diretoria do clube argumentou não ter como se sustentar na competição.
Já o Campeonato do Nordeste contará com Sport, Santa Cruz, Náutico, Bahia, Vitória, Fluminense-BA, Ceará, Fortaleza, CRB-AL, CSA-AL, Botafogo-PB, Treze-PB, ABC-RN, América-RN, Confiança-SE e Sergipe.