São Paulo – O Racing conquistou o título argentino nesta quinta-feira, após passar 35 anos na ‘fila’, ao empatar por 1 a 1 com o Vélez Sarsfield, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. Os torcedores da equipe campeã festejam no estádio do Racing.
De nada adiantou a goleada do rival River Plate sobre o Rosario Central por 6 a 1, pois, para ser campeão, o time treinado por Ramon Dias teria de torcer por uma derrota da equipe de Avellaneda e vencer o concorrente em uma partida extra.
Loeschbor, aos nove minutos do segundo tempo, abriu o placar para o o Racing, depois de um cruzamento de Bedoya. Só que o lateral-esquerdo Vitalli não queria que a conquista viesse com uma vitória. Depois de uma falha sua, o Vélez chegou ao empate, com Chirumbolo, que marcou aos 32 minutos. Desespero da torcida do Racing, que acompanhou ao jogo no estádio do clube, Juan Domingo Perón, em Avellaneda, por um telão.
Méritos para os jogadores do time e para o treinador Reinaldo Merlo. Antes dele, mais de 70 técnicos já haviam tentando tirar o time da fila, mas todos sem sucesso.
O jogo estava marcado para a última semana, mas foi adiado por causa do estado de sítio da Argentina. O presidente do país, Fernando de La Rúa, renunciou ao cargo após onda de saques, sérios problemas na economia e protestos da população.