São Paulo - O técnico Vanderlei Luxemburgo se apresenta oficialmente na manhã desta segunda-feira, às 10h30min, na Academia de futebol, como novo técnico do Palmeiras. Essa será a terceira temporada de Vanderlei pelo clube do Palestra Itália, onde já esteve em 1993, 1994 e 1996.
Agora, sem sombra de dúvida, o treinador terá que se dedicar ainda mais ao clube. Pois com a saída da Parmalat, no ano passado, os investimentos no departamento de futebol reduziram bastante, e o time não tem tantas estrelas como tinha nas outras passagens de Luxemburgo.
As equipes de 1993 e 1994 possuíam jogadores como Evair, Edmundo, Edílson, Zinho, Roberto Carlos, César Sampaio e Rivaldo. Um verdadeiro esquadrão que conquistou o bicampeonato Paulista e o bicampeonato Brasileiro, sem esquecer do Torneio Rio-São Paulo de 1993.
Em 1996 o Verdão montou outrro esquadrão. Trouxe jogadores como Cafu, Müller, Djalminha e Luizão. Além de ter mantido o meia Rivaldo e ter descoberto os talentos de Amaral e Flávio Conceição. No Paulistão de 96 a equipe marcou 102 gols e perdeu apenas um jogo a três rodadas de conquistar o título.
Para o ano de 2002 a base da temporada passada deverá ser mantida. Um time que não conseguiu empolgar os torcedores e teve fraco desempenho. Marcou 111 gols, média de 1,68 por partida, a defesa sofreu 105 gols, média de 1,59. Foram 28 vitórias, 14 empates e 24 derrotas, com aproveitamento de apenas 47,97% dos pontos disputados. E o pior, nenhum título conquistado.
É esse time que Luxemburgo irá encontrar na próxima quinta-feira, quando os jogadores irão se reapresentar após as férias.
"O Vanderlei sabia das condições que iria encontrar no Palmeiras. Não temos grandes estrelas, mas estamos trabalhando para realizarmos algumas contratações", afirma o diretor de futebol Sebastião Lapola.
Luxemburgo deverá trabalhar com sua comissão técnica, pois o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, demitiu os profissionais que estavam no clube.