São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten começou a temporada 2002 com a mão direita. Na noite desta quinta-feira no Rio de Janeiro, Guga derrotou com facilidade o argentino David Nalbandian na segunda partida do desafio Brasil x Argentina. As parciais foram de 7/6 e 6/4 após 1h28min.
A competição amistosa, disputada em quadra rápida, onde Guga tem seus piores resultados, é realizada nos moldes da Copa Davis. Na preliminar, Fernando Meligeni perdeu para Gaston Gaudio. O desempate acontece nesta sexta-feira, a partir de 20h30, no jogo de duplas. As duas últimas partidas de simples estão previstas para sábado.
Fora das quadras desde o Masters Cup de Sydney, em novembro, Guga fez seu retorno com uma novidade. Ele abandonou os uniformes azuis e amarelos e passou a utilizar camisa laranja. A cor é a mesma da usada pela seleção de futebol da Holanda e também pelo Fluminense em seu terceiro uniforme.
A mudança ocorreu por causa do acordo entre o tenista e a Olympikus, que anunciou pouco antes da partida de forma oficial que irá patrocinar o número 2 do ranking mundial. O Terra Esportes havia antecipado a negociação na segunda-feira. O valor da transação não foi divulgado, mas Guga deve receber cerca de R$ 6 milhões por temporada de seu novo patrocinador.
Apesar do piso desfavorável, Guga começou dominando a partida e quebrou logo de cara o saque do argentino abrindo frente de 3 a 0. Porém, acabou se acomodando e permitindo o empate ao número 70 na Lista de Entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A decisão foi para o tie-break, vencido pelo catarinense por 7/4 após 49min.
No segundo, houve equilíbrio no começo. Mas Guga conseguiu quebrar o serviço do rival no sétimo game. Aí, tratou de administrar a vantagem que lhe garantiu a primeira vitória da temporada 2002.
“O cara é novo. Joga bem. Subiu muito no ano passado. Nessas partidas, independente do resultado, o importante é a presença do público. Bati bem na bola, mas ainda não estou no meu ritmo”, disse Guga ao final da partida. O tenista recuperou que ainda não está totalmente recuperado da contusão na virilha. “A recuperação vai ser gradual. Ainda não estarei 100% na Austrália.”
Nesta sexta-feira, Guga, ao lado de Ricardo Melo, enfrenta os argentinos Luís Lobo e Gaston Gaudio. O jogo tem início previsto para 20h45 e terá acompanhamento online do Terra Esportes. No sábado, o catarinense fecha sua participação no duelo contra Gaudio e, depois, segue para a disputa do Aberto da Austrália, sua primeira competição oficial no ano.