Rio - A equipe do Brasil que disputa a Copa do Mundo de Natação embarca nesta sexta-feira para a cidade italiana de Impéria, onde será realizada a sexta etapa da competição. O torneio, considerado um dos mais fortes do circuito, faz parte da preparação para o Mundial em Piscina Curta, marcado para o início de abril, em Moscou, na Rússia.
O time de nadadores brasileiros terá Gustavo Borges e Eduardo Fischer, do Vasco; Cleber Costa e Cesley Cruz, do Flamengo e Eduardo Schiesari, do Ecus/SP. Gustavo, Fischer e Cleber também fazem parte da Seleção que irá ao Mundial da Rússia.
Na Itália, Gustavo disputará os 50m, 100m e 200m livre. Fischer e Cesley estão inscritos nos 50m e 100m peito e Cleber nadará os 50m borboleta, 50m e 100m costas.
Rogério Romero, que inicialmente fazia parte da lista de convocados para competir em Impéria e na França, decidiu não participar, depois de sofrer uma contratura nas costas. Como está escalado para o Sul-Americano Absoluto, que será disputado em março, em Belém (PA), e também para o Mundial em Piscina Curta, Romero preferiu se dedicar aos treinamentos.
O evento italiano é o primeiro da temporada internacional e deve ser marcado pelo duelo entre a equipe local e a Rússia. O confronto mais esperado é o dos 100m peito, que envolverá o atual campeão olímpico, o italiano Domenico Fioravanti, e o russo Roman Sludnov, recordista mundial da distância.
O Circuito de 9 etapas da Copa do Mundo da Natação começou no Rio de Janeiro, em novembro de 2001 e já passou pelo Canadá, Estados Unidos, China e Austrália. A fase européia começa com a disputa em Impéria, segue para Paris (França), Estocolmo (Suécia) e termina em fevereiro, em Berlim, na Alemanha.