São Paulo - Faltando 13 dias para o início oficial da temporada 2002, o Moto Club foi o primeiro time de São Luís a se reapresentar. Nesta segunda, inclusive com a apresentação do novo técnico, Rodrigues Neto, a equipe rubro-negra deu a largada para o início da preparação para a Copa Norte, que começa no dia 20, e Copa do Brasil, que ainda está sem data definida.
O Moto realizou os primeiros treinos. Pela manhã, na apresentação do novo treinador, fez apenas um trabalho físico, à tarde, uma avaliação técnica com mais de 30 jogadores no campo da Maiobinha.
Mesmo sendo o primeiro dia de Rodrigues, o treinador gostou do treino. "O trabalho foi positivo. Valeu principalmente pela alegria e disposição dos jogadores. Foi um bom rendimento", avaliou o técnico.
O Moto Club iniciou os trabalhos com a presença de 12 jogadores que já são profissionais. O objetivo da equipe é trabalhar com esses atletas e juntá-los com outros juniores e algumas contratações de equipes que estão disputando o Copão da Baixada e também o Torneio Intermunicipal. Até esta quarta-feira o treinador do Rubro-Negro define todos os atletas que irão trabalhar com ele nas próximas competições.
"Nós vamos realizar até o meio da semana um treino físico pela manhã e uma avaliação técnica à tarde, para ver quem vai ficar. Nós queremos trabalhar com um grupo de no máximo 25 jogadores para a primeira competição", disse Rodrigues Neto.
Já o diretor de futebol, Ubirajara Torres, disse que haverá uma espécie de testes com outros jogadores. "Rodrigues Neto quer trabalhar com um grupo de 25 jogadores, mas nós vamos realizar um trabalho paralelo, avaliando jogadores de todo Estado de duas a três vezes por semana com Baezinho (técnico da equipe de juniores)" afirmou.
Sobre contratações, Rodrigues disse que vai usar apenas a prata-da-casa. "A nossa filosofia é trabalhar com os jogadores da região. Temos que aproveitar esses valores, pois na final do Campeonato Brasileiro, os dois jogadores que se destacaram, Kléber e Anaílson, são maranhenses. Por aqui o que não vai faltar é revelação", afirmou o treinador.
Reforços - O Moto vai apresentar o reforço de quatro jogadores que estão disputando o Copão da Baixada. Vanvan, Edvan e Rondnei (São João Batista) e Baé (Presidente Juscelino) irão fazer um teste.
Amistoso - Para se preparar melhor, o Moto vai realizar um jogo amistoso no próximo domingo. O adversário ainda não foi definido pela diretoria, que pode escolher entre a seleção de Rosário, São José de Ribamar e Cruzeiro do Anil. No outro meio de semana, o Rubro-Negro vai realizar o segundo amistoso, o último antes da estréia na Copa Norte contra o River, em Teresina, dia 20.
Técnico - Com seus 51 anos de idade, o mineiro de Central de Minas, Rodrigues Neto, já passou por várias equipes do Brasil e do exterior, tanto como técnico como jogador.
Como atleta, ele atuou pelo Flamengo (durante 11 anos), Botafogo, Fluminense, Internacional, Cerro Carril e Boca Juniors, ambos da Argentina. Também chegou a disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 78.
Já como treinador, iniciou a carreira na equipe carioca do São Cristóvão, depois comandou o Rio Branco-ES, Inhumas-GO, Ipiranga-AP, São Paulo-RS e também a Seleção Brasileira de master. No exterior, foi treinador na China (Hong Kong), França e Antilhas Holandesas, onde disputou as eliminatórias para a Copa do Mundo.