Barcelona - A Toyota tem um motor potente mas ainda está longe do ideal, dois meses antes da estréia da equipe na Fórmula 1, disse o piloto finlandês Mika Salo.
O experiente piloto de 35 anos disse que, no entanto, as chuvas e as baixas temperaturas esta semana em Barcelona impediram que a nova equipe fizesse comparações com as equipes rivais. "Foi uma perda de tempo", disse ele a repórteres na quinta-feira, comentando a frustrante manhã no nublado e gelado Circuit de Catalunya.
"Se alguém pudesse construir uma pista coberta onde sempre o tempo é bom e faz 30 graus, seria perfeito".
"Temos que estar aqui, mas é muito difícil para nós porque todas as outras equipes já têm as informações que precisam, coletadas em anos anteriores, e nós não temos nada".
Salo foi o único piloto da escuderia a testar o carro na quinta-feira, depois que seu companheiro, o britânico Allan McNish, voltou para a pista de testes da Toyota em Le Castellet, no sul da França.
O finlandês disse que está se dando bem com o companheiro e que os dois precisam compartilhar todas as informações possíveis. "Ele é um cara legal e nós nos damos bem. Nos falamos bastante por telefone", disse ele.
"Nesse momento seria burrice ficar escondendo as coisas um do outro, porque ainda estamos muito atrás (dos concorrentes). Estou feliz que meu companheiro seja Allane e não alguém mais", disse Salo.
MOTOR CONFIÁVEL
A nova temporada começa em Melbourne, com o Grand Prix da Austrália, no dia 3 de março. "Com certeza estamos muito atrás, e estamos tentando nos aproximar", disse Salo. "O problema é que todos melhoram, por isso temos que dar dois passos de cada vez. Acho que temos uma empresa enorme nos apoiando e uma equipe excelente, por isso tenho certeza que vamos conseguir", disse.
Salo disse que a Toyota ainda tinha que trabalhar muito na aerodinâmica do carro, mas que ele não estava preocupado, dizendo que o protótipo do ano passado era um ``brinquedo'' comparado com a versão 2002 lançada no mês passado.
Ele explicou que o maior problema no ano passado foi a falta de consistência, e que ele espera que isso seja modificado agora.
"Nós melhoramos muito mas de repente temos um dia em que parece que tomamos um golpe. Nós temos que nos livrar destas quedas e ir para a frente sempre"
"O motor está bom", disse ele. "Nós não estouramos nenhum motor o ano todo... já fizemos duas simulações completas de corridas e tudo correu bem"
"Por isso não estou muito preocupado com a confiabilidade do motor. Algumas outras coisas me preocupam mais. É bom saber que o motor funciona, isso me deixa menos estressado e posso me concentrar no resto"