São Paulo – O tenista brasileiro Gustavo Kuerten estréia contra o francês Julien Boutter, 53º no ranking de entradas da ATP, no Aberto da Austrália, prmeiro Grand Slam do ano. A data da partida ainda não está confirmada.
Guga nunca passou da segunda rodada do torneio, e tenta quebrar esse tabu em 2002. O adversário do brasileiro na estréia tem 27 anos, está no circuito desde 96 e nunca conquistou um único título de simples na carreira. Até hoje, ele só faturou um troféu em duplasmas é especialista em quadra rápida.
Os dois tenistas se enfrentaram uma única vez até hoje. Foi no Torneio de Basel, na Suíça, no ano passado. Na partida, disputada em quadra de carpete, Boutter venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/2. O Aberto da Austrália é realizado em quadra de sintética, quase tão rápida como o carpete. Nesta semana, Boutter chegou às quartas-de-finais do Torneio de Sydney, um dos preparatórios para o primeiro Grand Slam do ano.
Por ser cabeça-de-chave número 2, o brasileiro só poderá cruzar com o australiano Lleyton Hewitt, número 1 do mundo, na final da competição. Guga está em segundo lugar no ranking de entradas. O rival do brasileiro estréia contra o espanhol Alberto Martin.
Fernando Meligeni pega o suíço Michel Kratochvil, Flávio Saretta joga contra o francês Arnaud Clement, cabeça-de-chave número 15, André Sá estréia contra o norte-americano Todd Martin e Alexandre Simoni terá o checo Ota Kukarek como adversário na primeira rodada.
A chave principal do torneio começa nesta segunda-feira, dia 14.