La Coruña (Espanha) O meio-campo brasileiro Mauro Silva, principal símbolo do Deportivo La Coruña, faz neste sábado 34 anos, e continua cheio de planos.
O jogador acha que a aposentadoria ainda está longe, sonha com mais títulos para o clube espanhol e avisa que quer continuar ligado ao La Coruña depois de pendurar as chuteiras.
Nascido na cidade paulista de São Bernardo do Campo em 1968, Mauro Silva conquistou a Copa do Mundo de 1994 na seleção brasileira e sua história no La Coruña coincide com a "década prodigiosa" em que a equipe conquistou um campeonato espanhol, uma Copa do Rei e duas Supercopas da Espanha.
Arsenio Iglesias, ex-técnico do La Coruña, foi quem mais insistiu para que a diretoria comprasse Mauro Silva junto ao também brasileiro Bebeto, em 1992.
O meio-campo, que tem também nacionalidade espanhola, já participou de 275 jogos oficiais no Deportivo La Coruña, dos quais venceu 139, empatou 75 e perdeu 61.
Foram, até agora, quase 25.000 minutos no campo, mostrando sua técnica e sua grande força física.
Dez anos depois de chegar ao La Coruña, Mauro Silva lembra que, quando vestiu pela primeira vez a camisa da equipe, o grande objetivo era se classificar para a Copa da Uefa.
O time nunca tinha participado de uma competição continental. O objetivo foi superado, pois agora a equipe brilha na Liga dos Campeões, o principal torneio de clubes da Europa.
Religioso e bondoso, Mauro Silva é tido como exemplo de cavalheirismo, tanto dentro como fora dos gramados. Por isso, ganhou o respeito dos torcedores e dos companheiros de profissão.
Ele é considerado a alma e o motor do "Depor" La Coruña, como é conhecido seu time na Espanha.
Mauro Silva tem contrato até junho de 2004. Pelo menos até então, os torcedores esperam continuar contando com sua grande capacidade de roubar a bola dos adversários e passá-la para construir ataques perigosos.
Seu ponto fraco são os chutes a gol, tarefa que costuma deixar para outros.
O jogador é o mais novo de três irmãos, estudou processamento processador de dados, foi técnico de computação e morou em São Bernardo, Monte Alegre, Bragança Paulista e La Coruña.
Quando recebeu a proposta do La Coruña, não sabia da existência da cidade espanhola, mas agora a ama a quer continuar morando nela. Ele confessa que é dorminhoco e diz que gostava de dançar lambada.
Seus ídolos no futebol foram Pelé, Maradona, Cruyff e Beckenbauer. Mauro Silva gosta de ler a Bíblia, outros livros e revistas.