La Paz (Bolivia) - A Liga do Futebol Profissional Boliviano (LFPB) realizará exames antidoping a partir da próxima temporada, segundo resolução aprovada pelo Conselho Superior da instituição.
O Campeonato boliviano de futebol terá início em 24 de fevereiro, com o sistema de "todos contra todos", e incluirá partidas durante a Copa do Japão-Coréia, informou hoje, domingo, o organismo esportivo.
A direção da LFPB aprovou a medida depois de vários anos de discussão de dirigentes, jogadores e médicos sobre a conveniência de aplicá-la pela falta de laboratórios especializados no país para realizarem a análise.
Os presidentes dos 12 clubes afiliados à liga de futebol concordaram com o pedido à Federação Boliviana de Futebol do regulamento de aplicação do controle e da realização de seminários de difusão da medida em todo o país.
O antidoping foi proposto para a final do campeonato 2001, entre o Oriente Petrolero e o Bolívar, em dezembro, mas foi rejeitado devido à ausência de mecanismos apropriados para ser aplicado adequadamente.
Os dirigentes do Oriente Petrolero, clube da cidade de Santa Cruz, e do Ibero-americana de La Paz propuseram que seja aplicada no torneio que começará em fevereiro