Amsterdã - O ex-jogador Johan Cruyff pode ocupar o posto de coordenador da seleção da Holanda, segundo noticia o último número da revista "Voetbal International".
O diretor da publicação declarou em um programa de televisão que Cruyff não está interessado em ocupar o banco da seleção holandesa, embora possa aceitar uma função como a que Franz Beckenbauer desempenha no Bayern de Munique e no futebol alemão, como embaixador de ambos.
Cruyff declarou, em outubro passado, que era impossível desempenhar esse papel no Ajax de Amsterdã, mas que pode fazê-lo na seleção holandesa.
Fala-se de Marco van Bastem, Frank Rijkaard e Willem van Hanegem como integrantes da equipe técnica.
Depois do fracasso da seleção holandesa, que não conseguiu se classificar para a Copa da Coréia e Japão, Johan Cruyff disse, no mês passado, que "a Federação Holandesa não deve pensar que todos os problemas serão solucionados com um novo técnico".
"É necessário examinar a estrutura completa e perguntar-se seriamente como isto pôde ter acontecido e garantir que não acontecerá novamente. As novas pessoas precisam ter conhecimento de futebol e carisma. O responsável pelo time nacional também é embaixador do futebol holandês", declarou Cruyff.
A Federação Holandesa manifestou sua intenção de apresentar o novo técnico antes do sorteio da próxima Eurocopa de 2004, que será no dia 25 em Porto, mas Dick Advocaat, que foi a primeira opção, não aceitou o posto.
Cruyff sugeriu que Rijkaard e Van Bastem assumissem a direção do time de forma partilhada, mas esta opção também não parece provável.