Rio - A sétima edição da Liga Futsal, que está programada para começar no próximo dia 23 de março, contará com a presença de 15 das principais equipes do país - recorde de participantes na competição. As novidades para este ano são os times do Santos (SP), Londrina (PR), Atlântico de Erechim (RS), UCG - Universidade Católica de Goiás (GO) -, além do retorno do São Paulo (SP).
Representantes dos clubes franqueados e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) se reuniram na última quarta-feira em São Paulo e definiram a fórmula de disputa e a presença de 16 equipes na competição. Mas o Corinthians, que havia confirmado sua presença, informou nesta quinta-feira a CBFS que não disputaria mais a temporada deste ano. Assim o Departamento Técnico da Liga Futsal está estudando a possibilidade da entrada de uma nova equipe ou a realização da competição com os 15 participantes confirmados.
As outras equipes que estarão na disputa são a campeã ACBF/Carlos Barbosa, Ulbra e UCS - Rio Grande do Sul -; Banespa e Wimpro – São Paulo -; Vasco da Gama - Rio de Janeiro -; Poker/Foz Futsal - Paraná -; Minas Tênis – Minas Gerais -; Rio Verde - Goiás - e Malwee - Santa Catarina.
Dos 14 times que disputaram a temporada passada, somente quatro não estarão participando este ano: o Sport/Osasco (SP), UNEB/Dal Ponte (DF) e Corinthians (SP), que saíram da competição e o Flamengo (RJ) que está licenciado por um ano.
A fórmula de disputa da competição ficou como a do ano passado. Os 15 ou 16 participantes serão divididos em dois grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam os adversários dentro de sua chave em turno e returno classificando-se os seis melhores colocados de cada grupo. Na segunda fase, os seis primeiros colocados da chave A e B formarão, respectivamente, os grupos C e D. Nesta etapa, as equipes se enfrentam fora de suas respectivas chaves, também em turno e returno. Os dois times mais bem classificados dos grupos C e D passarão para as semifinais e em seguida os vencedores lutarão pelo título.