CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COI faz nova inspeção em Atenas
Sábado, 19 Janeiro de 2002, 14h54

Atenas - Uma equipe de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) chega à Grécia na segunda-feira em meio a uma acirrada disputa política envolvendo os atrasos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

A equipe encabeçada pelo inspetor-chefe Denis Oswald vai avaliar os progressos em construções, transportes e acomodações -- áreas em que a Grécia está tendo dificuldades para manter o cronograma, mesmo depois de diversas advertências e visitas do COI.

``O COI quer se certificar de que nada saia errado em Atenas enquanto as atenções estão voltadas para Salt Lake City (sede dos Jogos de Inverno)'', afirmou um diretor do ATHOC, o comitê de organização dos Jogos.

Discussões internas e burocracia prejudicaram os esforços da Grécia em organizar as Olimpíadas, fazendo com que o COI chegasse a fazer ameaças de mudar a sede caso Atenas não apresentasse melhores resultados.

A visita do COI acontece apenas alguns dias após mais uma discussão acalorada, quando o primeiro-ministro Costas Simitis, que assumiu pessoalmente a liderança dos preparativos, apelou para o parlamento, pedindo apoio político. ``Os Jogos Olímpicos são uma causa nacional'', afirmou Simitis na quarta-feira. ``Não deveriam ser alvo de oportunismo político''.

O líder da oposição conservadora, Costas Karamanlis, apresentou ao parlamento um relatório interno do ATHOC, mostrando que muitos projetos continuam fora do cronograma.

O documento, que foi parar nas manchetes dos jornais e imediatamente gerou protestos dos ministros responsáveis pelas obras, não é novidade, afirma o ATHOC.

Eles estão conscientes dos atrasos e já dobraram os esforços para recuperar o tempo perdido. ``É um relatório interno de pouca importância'', disse à Reuters um diretor do ATHOC. ``É verdadeiro, mas isso muda mensalmente, às vezes até semanalmente, e não significa muita coisa''.

Mas essa é uma decisão do COI. Os seis inspetores vão se reunir com representantes do ATHOC na segunda e terça-feira, antes de divulgar seu veredicto numa coletiva.

Entre outros problemas, um ginásio para o tênis de mesa e a ginástica em Galatsi, um centro de tiro em Markopoulo e um centro de canoagem próximo ao antigo aeroporto internacional de Atenas estão atrasados.

Obras no transporte também estão fora do prazo e a preocupação também é grande com a acomodação, uma vez que a quantidade de vagas em hotéis não é suficiente para cobrir a demanda. ``A opção de ancorar cruzeiros no porto de Piraeus ainda existe, mas é uma solução cara'', afirmou o representante.

Como se as dificuldades nas obras não fossem suficientes, os esforços da Grécia em organizar os Jogos sofreram outra grande perda: o líder das Olimpíadas Culturais, o poeta Titos Patrikios, pediu demissão em dezembro, alegando querer mais tempo para escrever.

Os Jogos Culturais estavam entre os trunfos da Grécia na candidatura para a Olimpíada de 2004. Patrikios é o segundo diretor a deixar o cargo e ainda não foi substituído.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Atenas 2004
Atenas demite chefe das obras da Vila Olímpica por atrasos
COI espera guerra para liberar Afeganistão nos Jogos
Samaranch volta a atuar no COI
COI espera para colocar Afeganistão na Olimpíada
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade