Estocolmo - O norte-americano Ed Moses quebrou dois recordes mundiais na etapa de terça-feira da Copa do Mundo de natação disputada em piscina curta.
Moses, que havia quebrado um dos recordes há apenas cinco dias, estabeleceu novas marcas nos 50 e 200 metros nado peito. "Estou surpreso com minha velocidade. Este é provavelmente meu melhor dia na natação", afirmou Moses, medalhista olímpico de prata nos 100 metros peito.
Moses marcou 26s28 nos 50 m peito, superando a marca que era de 26s70, estabelecido pelo alemão Mark Warnecke em dezembro de 1998.
O norte-americano, então, estabeleceu o melhor tempo nos 200 m peito pela segunda vez em cinco dias. Moses terminou os 200 m em 2min03s28, superando o tempo de 2min04s37, que era dele próprio, alcançado na sexta-feira passada, em Paris.
O tempo desta terça é mais de três segundos mais rápido do que os 2:06.40 que Moses conseguiu ao bater o recorde pela primeira vez, em março de 2000.
Moses disputa na quarta-feira, em Estocolmo, os 100 m peito. ``Você vai ver minha melhor prova, e eu irei bater o recorde mundial,'' afirmou.
Ele detém agora o recorde mundial em piscina curta das três provas nado peito, mas não diz qual é sua preferida. "Tento não separar uma das outras, não posso escolher uma delas", completou.
Também nesta terça-feira, o australiano Geoff Huegill igualou seu próprio recorde mundial dos 50 m borboleta ao terminar a prova em 22s84. A antiga marca foi estabelecida em dezembro passado.
O brasileiro Nicholas Dias dos Santos ficou em quarto lugar na prova, com o tempo de 23s77, nove centésimos mais lento de seu recorde sul-americano.