Direto de Curitiba - Enfim chegou-se a um acordo sobre a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense de 2002. Os clubes do interior resolveram aceitar a não participação na primeira etapa de Atlético, Coritiba, Paraná e Malutrom, que disputam a Copa Sul-Minas.
Em troca, o campeão terá assegurado pelo regulamento o direito a uma vaga na Copa do Brasil e à Seletiva para a Sul-Minas do ano que vem. Os melhores disputam depois o Supercampeonato com a participação dos times da capital.
O valor da cota de participação para cada clube era outro assunto bastante contestado pelo Clube dos Nove, que representa os times menores. Sem a participação da TV, eles temiam perder dinheiro. Mas o total foi pouco reduzido, de R$ 120 mil para R$ 100 mil. Além disso, terão direito ao valor integral da renda dos jogos e publicidade em camisas e estádios.
Os oito times do interior começam a disputa no dia 17 de fevereiro. Grêmio Maringá, Iraty, Londrina, Ponta Grossa, Portuguesa Londrinense, Prudentópolis, Rio Branco e União Bandeirante se enfrentam em turno e returno até o dia 28 de abril. Os quatro primeiros colocados decidem a vaga na final em sistema play-off, com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo jogando contra o terceiro. O vencedor do torneio garante vaga na Copa do Brasil de 2002.
A fórmula deve ser homologada no arbitral que será realizado sexta-feira na sede da Federação Paranaense de Futebol.