Nicolas França
Direto de Curitiba - A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), decidiu adiar mais uma vez o início do campeonato estadual. A competição deveria começar no sábado, mas a maioria dos estádios continua interditada pelo Corpo de Bombeiros por falta de segurança.
Dos dez campos que serão utilizados, apenas quatro foram liberados até agora, o Robertão (Serra), o Sumaré (Estrela), o Sesi de Araçás (Vilavelhense) e o Zenor Pedrosa (Veneciano). A FES diz que só vai iniciar o campeonato quando pelo menos nove estádios estiverem em condições.
Os clubes não concordam com a atitude da Federação. O Rio Branco, mesmo com o estádio Kléber Andrade sendo um dos irregulares, ameaça entrar na justiça para pedir uma compensação financeira pelo adiamento do campeonato. Segundo a diretoria do clube, é difícil manter os patrocinadores sem jogos para mostrar as marcas. Os dirigentes do Veneciano dizem que já acumularam um prejuízo de cerca de R$ 15 mil com as duas semanas de espera.
A situação só está sendo favorável para a Desportiva, que vai disputar um campeonato sub-20, em Viareggio, Itália, a Coppa Carnevale. Os jovens jogadores que viajaram para a Europa na quarta-feira são a base da equipe que vai disputar o campeonato estadual. Mas o presidente da FES, Marcus Vicente, diz que o clube terá que entrar em campo de qualquer maneira se a competição começar na semana que vem. "Se a Desportiva não tem 18 profissionais para disputar o Estadual, entendo que não se preparou bem", afirma.