São Paulo – O San Lorenzo conquistou a Copa Mercosul pela primeira vez em sua história ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 4 a 3 já na madrugada desta sexta-feira, em Buenos Aires, na Argentina. No tempo normal, a partida terminou empatada por 1 a 1.
O primeiro jogo, disputado no Maracanã, terminou sem gols.
Juan, Cássio e Roma desperdiçaram seus pênaltis pelo Fla. Acosta e Serrizuela erraram pela equipe argentina.
O título de 2001 foi decidido mais de um mês após a data prevista inicialmente: 19 de dezembro. Na mesma data, o governo argentino decretou estado de sítio no país devido à crise sócio-econômica, e o jogo teve de ser adiado por falta de segurança.
O Flamengo, que pagou por sua covardia em campo no segundo tempo, desperdiçou ótima chance de abrir o placar logo aos seis minutos de jogo. Roma recebeu na cara do gol e chutou para fora, na saída do goleiro Saja.
O gol saiu aos dez minutos. Cássio cruzou da esquerda, Rocha, meio sem jeito, levantou e Leandro Machado, livre, cabeceou para o gol aberto.
O time argentino quase empatou aos 16min. Ervitti carimbou a trave de Júlio César em cobrança de falta da entrada da área.
O San Lorenzo partiu para cima enquanto a equipe carioca se segurava explorando os contra-ataques. O desespero dos argentinos ficou caracterizado aos 40min, quando o goleiro Saja arrastou o volante Rocha para fora de campo, pois o brasileiro precisava de atendimento médico.
A equipe da casa aumentou a pressão na segunda etapa e quase empatou aos seis minutos. Pusineri, perto da pequena área, chutou por cima do gol após cobrança de escanteio. Aos 16min foi a vez de Cápria assustar Júlio César com uma cabeçada que passou à direita do gol brasileiro.
Mas o time carioca não conseguiu suportar a pressão argentina e sofreu o gol de empate aos 22min. Ervitti quase sem ângulo, cruzou da esquerda enquanto Juan o marcava. Júlio César soltou a bola nos pés de Estévez, que completou para o gol vazio.
A virada esteve perto de acontecer aos 25min, quando Romagnoli deixou Serrizuela na cara do gol. Júlio César fez grande defesa em chute do lateral.
Se o Flamengo já não buscava o ataque, no final do jogo desistiu totalmente de tentar o gol. O San Lorenzo abusou dos cruzamentos na área, mas a zaga carioca afastou o perigo, principalmente com Fernando, que teve de sair no final porque se machucou.
A cobrança de pênaltis teve de ser interrompida porque a torcida do San Lorenzo invadiu o gramado antes que Cápria realizasse a última cobrança. Petkovic, Andrezinho e Edson fizeram para o Flamengo. Romagnoli, Pusineri, Saja e Cápria converteram os pênaltis do título argentino.
Flamengo: Leandro Machado
aos 10min do 1º tempo. San Lorenzo: Estévez aos 22 do 2º
tempo. Pênaltis: Petkovic, Andrezinho e Édson (Flamengo).Romagnoli,
Pusineri, Saja e Cápria (San Lorenzo).
Saja; Serrizuela, Ameli,
Cápria e Paredes; Franco (Pusineri), Michelini, Ervitti e Romagnoli;
Estévez (Leo Rodriguez) e Acosta. Téc: Manuel Pellegrini.
Flamengo
Júlio César; Édson,
Juan e Fernando (André Bahia) e Cássio; Leandro Ávila,
Jorginho, Rocha e Petkovic; Roma e Leandro Machado (Jackson). Téc:
Carlos Alberto Torres.