CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chefão do COI veta Olimpíada em países emergentes
Sexta-feira, 25 Janeiro de 2002, 14h51

Genebra (Suíça) - O COI só permitirá que um país emergente sedie os Jogos Olímpicos se demonstrar que é capaz de organizá-los "com qualidade" e que desfruta "de estabilidade política, econômica, social e de segurança", em alusão à atual crise que vive a Argentina, que representa um risco para esse tipo de evento.

Pelo menos, é o que pensa o presidente do máximo organismo olímpico, o belga Jacques Rogge, segundo o qual essa concessão não ocorrerá pelo menos durante seu mandato, que termina em 2009, com possibilidade de renovação por outros quatro anos. "Vejam o exemplo de Buenos Aires, que apresentou em 1997 uma candidatura muito bem fundamentada para os Jogos de 2004. Olhem a situação hoje e imaginem o que teria ocorrido se tivéssemos concedido" a permissão, ressalta Rogge em declarações publicadas nesta sexta-feira pelo jornal suíço "Le Temps".

Perguntado se o presidente da Fifa, Joseph Blatter, não está se aventurando muito ao prometer à África a Copa do Mundo de futebol de 2010, Rogge diz que não com o argumento de que "as despesas de organização são infinitamente menores". "A Copa são 600 jogadores, 64 jogos, 5.000 jornalistas e 1,5 milhão de espectadores, enquanto que os Jogos Olímpicos são 10.500 atletas, 900 eventos esportivos - incluindo preliminares e classificações - 25.000 jornalistas e 9,5 milhões de espectadores", explica. "A África e a América Latina podem organizar uma Copa do Mundo de futebol, mas não os Jogos Olímpicos", afirma.

Sobre a incorporação de novas provas às Olimpíadas, Rogge disse que irá revisar o programa "mantendo mais ou menos o mesmo número de esportes", que são 28 atualmente no de verão. "Há uma comissão encarregada de estudar todos os esportes até a sessão extraordinária de novembro, no México, para determinar se merecem continuar incluídos no programa olímpico ou se deveriam ser incorporados outros novos", explica.

O estudo técnico "será relativamente fácil", destaca Rogge, ainda que para ser feita qualquer alteração no programa olímpico seja preciso a aprovação de uma maioria de dois terços dos membros do COI. Em relação à necessidade de reduzir tamanho dos Jogos, uma das prioridades do novo presidente do COI, Rogge explica que não vai alterar o número de atletas (10.500 em Sydney 2000), nem as provas (que serão mantidas em 300 nos Jogos de Atenas de 2004)". "Pelo contrário, queremos reduzir o número de representantes (que passaram de 130.000 em Barcelona em 1992 a 195.000 em Sydney), de jornalistas (11.000 em Barcelona e 22.5000 em Sydney) e também o custo da tecnologia (que passou de 8 por cento em Seul para 28 por cento em Sydney).

Segundo Rogge, também existe a intenção de diminuir o tamanho das quadras, dos ginásios e estádios, "com freqüência tão grandes que só são utilizados 60 ou 70 por cento da sua capacidade depois dos Jogos".

Com relação a outra de suas prioridades, a luta contra o doping, Rogge considera "bastante triste" ver "como os representantes da Europa brigam por uma contribuição de 6,7 milhões de francos suíços (3,98 milhões de dólares ou 4,55 milhões de euros) a ser dividida entre 48 Estados" à Agência Mundial Antidoping.

Perguntado por sua diferença de estilo em relação ao seu predecessor, Rogge afirma que o espanhol Juan Antonio Samaranch era "um homem de consenso", que encontrava sempre "uma solução com grande habilidade e sem ter de nunca dizer não".

Efe

 

 VEJA AINDA
COI
COI quer reduzir gastos e número de jornalistas nas Olimpíadas
Atraso em Atenas/2004 deixa COI em alerta
Nova York quer sediar os Jogos Olímpicos de 2012
COI terá laboratório para antidoping nos Jogos de Inverno
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade