Rio - O paranaense Jadel Gregório quebrou o recorde sul-americano do salto triplo em competições indoor (pista coberta) ao vencer o Torneio Internacional de Dortmund, na Alemanha, com a marca de 16,83 metros, no domingo. O recorde anterior era de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, com 16,73 m, marca obtida há 22 anos (no dia 2/1/80, em Long Beach, nos Estados Unidos).
Com o resultado, Jadel, de 21 anos, comprova a sua condição de maior esperança na modalidade que já teve como destaques os medalhistas olímpicos Adhemar Ferreira da Silva e Nélson Prudêncio, além de João do Pulo.
Jadel tentará melhorar seu resultado no próximo domingo, na cidade de Samara, na Rússia, quando disputa outro meeting internacional. Em Dortmund, Jadel superou vários adversários fortes. O búlgaro Dimitrov Rostislav, medalha de prata no Mundial de Sevilha, em 1999, e finalista no Mundial de Edmonton, em 2001, ficou na segunda colocação, com 16,67, mesma marca do francês Karl Taillepierre, terceiro colocado. O russo Igor Spassovkhosdsky, sexto colocado no meeting de domingo, foi bronze no Mundial de Edmonton.