Nova York - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu mudanças de última hora no plano de segurança para os Jogos Olímpicos de Inverno, em Salt Lake City, particularmente para evitar ataques terroristas, informou o jornal New York Times na terça-feira.
O pedido surgiu com a preocupação de que alguns lugares não estavam adequadamente protegidos de ataques terroristas, disse o Times, citando fontes que não quiseram se identificar.
Há uma semana, o secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, visitou Salt Lake City e disse que os representantes estavam prontos para reforçar a segurança se necessário.
Representantes disseram que Ashcroft estava preocupado que terroristas pudessem se aproveitar do que ele considerou segurança inadequada nas áreas ao ar livre de lojas e restaurantes em Salt Lake City e vizinhanças, onde as pessoas se concentram antes e depois dos eventos esportivos.
Em resposta, os organizadores de Salt Lake City prometeram aumentar a vigilância e o tamanho da patrulha de segurança.
A segurança nas Olimpíadas já é prioridade desde a morte de 11 israelenses nos Jogos de 1972, em Munique, e a explosão de uma bomba nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Mas, desde os ataques de 11 de setembro a Nova York e Washington, a preocupação com segurança dos Jogos de Inverno, que acontecerão de 8 a 24 de fevereiro, se intensificou.
Cerca de 4.500 militares norte-americanos terão a responsabilidade de ajudar as agências locais, estatais e federais. O governo local gastou 300 milhões de dólares para manter as Olimpíadas seguras.