Rio - A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) divulgou, nesta sexta-feira, o calendário 2002 da entidade, que inclui a realização de 33 campeonatos. A temporada começará dia 6 de abril com a 4ª Copa Seishin.
Entre as novidades estão o Grand Prix, que substituirá o Circuito de Faixas Pretas, e a Copa Carioquinha, envolvendo crianças de 4 a 11 anos, divididas nas seguintes classes de idade: 4 a 7 anos, 8/9, 10 e 11 anos. O ponto alto do calendário será a Copa Rio Internacional, cuja nona edição acontecerá de 18 a 20 de outubro.
“Nesta temporada, estamos investindo ainda mais nas classes de base. Dessa forma, a criação da Copa Carioquinha vai incentivar ainda mais a participação de nossos jovens atletas. Outra boa notícia diz respeito ao interior do estado. Os campeões dos regionais terão a participação garantida no Campeonato Estadual, sem o pagamento de taxas”, afirma o presidente da Federação, Ney Wilson Pereira da Silva.
O ano de 2002 será ainda mais especial para o judô fluminense em virtude do aniversário de 40 anos da Federação de Judô do Rio, dia 9 de agosto. Embora prefira não adiantar que tipo de comemoração está planejando, Ney Wilson garante que a data não vai passar em branco.
“É uma data muito significativa para clubes, dirigentes, professores, atletas, enfim, para toda a comunidade de judô. A nossa idéia inicial é resgatar um pouco da história de nossa entidade e fazer justas homenagens àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do esporte em nosso estado”, comenta o presidente.