Rio - O paranaense Jadel Gregório quebrou novamente o recorde sul-americano do salto triplo em competições indoor (pista coberta) ao vencer o Torneio Internacional de Samara, na Rússia, com a marca de 17,35 metros, no domingo.
O recorde anterior era dele mesmo, desde o dia 27 de janeiro, quando saltou 16,83 m em Dortmund, na Alemanha, e superou a marca de 16,73 m de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que resistia havia 22 anos.
"Fiquei sabendo do resultado pela Internet, já que não consegui falar com ele por telefone", disse o técnico Nélio Moura, que não esconde a sua surpresa com a marca, divulgada pelo site da federação russa de atletismo. "Esperava que ele chegasse perto dos 17 metros, mas que não ultrapasse a marca tão cedo."
Nélio acha que os dois primeiros resultados da temporada servem como um ótimo sinal para o restante do calendário. "Ele tem tudo para crescer ainda mais, principalmente na técnica de salto", comentou o treinador, que espera que Jadel volte a saltar no dia 9, na Finlândia, e dia 20, na Grécia. "O agente dele deve ter mais facilidade para marcar novos torneios a partir deste resultado de domingo, que o deixa como o melhor do ano.