Rio - Após vencer pela primeira vez um Grand Slam - o Aberto da Austrália, disputado no mês passado - o sueco Thomas Johansson foi eleito pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) como melhor tenista de janeiro. O chileno Fernando Gonzalez ficou com o título de tenista revelação.
A novidade para 2002 foi a concessão das honrarias para as duplas. Elas ficaram com Mark Knowles, das Bahamas, e com o canadense Daniel Nestor.
Johansson encerrou o mês de abertura da temporada como líder da Corrida dos Campeões de 2002, após ter conquistado 200 pontos em Melbourne, onde derrotou Marat Safin na final do primeiro Grand Slam do ano.
Aos 26 anos, o sueco de Linkoping, que terminou o ano de 2001 como número 18 do mundo, estará disputando a Copa Davis pelo seu país. O primeiro confronto será contra a Grã-Betanha esta semana.
Gonzalez também tem boas recordações de Melbourne. Aos 21 anos, o chileno, que saiu do qualifying, alcançou à quarta rodada do Aberto da Austrália.
Ele derrotou o armênio Sargis Sargsian, a estrela espanhola Tommy Robredo e o norte-americano Alex Kim antes de perder por 3 a 1 para o austríaco Stefan Koubek. Gonzalez, que ganhou o título em Orlando em 2000, também vindo do qualifying, ganhou 33 pontos na Corrida dos Campeões de 2002.
Knowles e Nestor, campeões de duplas do primeiro Grand Slam do ano, estão juntos outra vez depois de terem jogado várias temporadas com outros parceiros. A dupla ganhou o seu primeiro título de Grand Slam batendo os franceses Michael Llodra e Fabrice Santoro, em Melbourne, no mês passado. Anteriormente eles haviam conquistado o vice-campeonato do Aberto da Austrália (1995), Roland Garros (98) e U.S. Open (98).
Os outros candidatos ao título eram o russo Marat Safin, finalista do Aberto da Austrália e atual nº 2 da Corrida; a nova estrela tcheca, Jiri Novak, que alcançou as semifinais em Melbourne e Auckland; e o suíço Roger Federer, campeão de Sydney, que chegou à final em Milão na semana passada.
Entre os jovens talentos, além de Gonzalez, concorriam ao prêmio o norte-americano Andy Roddick, semifinalista em Sydney e o russo Mikhail Youzhny, de 19 anos, que alcançou a terceira rodada no Aberto da Austrália pelo segundo ano consecutivo.
Os prêmio da ATP "Melhor Jogador do Mês", "Tenista Revelação" e "Melhor Dupla", é um reconhecimento a realização dos tenistas que competem na Corrida dos Campeões da ATP e na Corrida de Duplas.