Paris - O presidente da França, Jacques Chirac, expressou seu apoio ao prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, para uma possível nova candidatura da capital francesa para sediar as Olimpíadas de 2012.
Segundo publicou nesta quarta-feira, o jornal "Le Parisien", a presidência francesa expressou quarta seu apoio a uma nova candidatura olímpica, após a derrota de Paris, no ano passado, na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2008, que foi concedida a Pequim.
"Para 2012, é preciso se apresentar para ganhar ou para estar perto da vitória levando em conta que alguns candidatos, como Nova York por exemplo, serão difíceis de serem derrotados", afirmou o presidente francês.
Após esta declaração, Delanoe tem a certeza de que conta, pelo menos, com o apoio dos três principais partidos franceses: o neogaullista RPR de Chirac, o socialista do próprio prefeito e do primeiro-ministro, Lionel Jospin, e o comunista, cuja secretária nacional é a atual ministra da Juventude e dos Esportes, Marie-George Buffet, uma grande entusiasta dos Jogos Olímpicos.
Se os dois primeiros já haviam anunciado expressamente seu apoio a essa candidatura, o RPR o fez através do deputado Renaud Muselier, que será o substituto de Buffet, em caso de uma vitória neogaullista nas eleições que serão realizadas este ano.
"Apóio tudo o que possa fazer o nosso país brilhar. A França precisa de uma porta-bandeira e Paris seria o nosso melhor estandarte", afirmou.
Delanoe afirmou há algumas semanas que tomará uma decisão sobre uma futura candidatura em setembro, após sondar o interesse que essa iniciativa desperta nas diferentes famílias políticas e esportivas.
Em outubro, o prefeito se reuniu com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para analisar as possibilidades de uma vitória de Paris, e um novo encontro será realizado no dia 3 de março durante a partida de rugby do Torneio Seis Nações que será disputado pela França e pela Inglaterra.
Caso a candidatura parisiense se concretize, a capital francesa se converterá na décima terceira cidade européia a ter o interesse de sediar as Olimpíadas de 2012, entre elas Madri e Sevilha.