Londres - As equipes de Fórmula 1 devem começar sua batalha de combate à recessão adotando novas regras. A primeira delas deve restringir as equipes a usar somente um motor por carro por fim de semana no próximo ano, disse o presidente da FIA, Max Mosley, na quinta-feira.
Mosley afirmou que é trabalho da FIA proteger o esporte e evitar a repetição do que aconteceu com a Prost, depois que foi decretada a falência da equipe francesa, em 28 de janeiro. "Precisamos fazer alguma coisa, estamos discutindo isso com as equipes e a maioria delas é a favor", disse. "A primeira coisa que podemos fazer será providenciar em 2003 o acordo que alcançamos sobre isso antes de outubro", completou.
A FIA, continuou ele, está agindo para cortar custos no esporte e para assegurar que a Fórmula 1 pode sobreviver financeiramente.
Ele disse que seria necessário que as equipes usassem motores que corram 800 quilômetros ao invés de 350, e sugeriu que qualquer piloto que cause danos na máquina nas etapas classificatórias fosse automaticamente penalizado, sendo forçado a largar no último lugar do grid. "Imagino um motor por carro por fim de semana", afirmou Mosley.