Rio - As crises financeira e de relacionamento do elenco que o Flamengo vive há alguns anos parecem ter definitivamente entrado em campo. Depois de quase ter sido rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2001, o clube continua dando vexame neste início de 2002.
O time não só está entre os últimos colocados do Torneio Rio-São Paulo - em quatro rodadas, tem apenas um ponto, ao lado do Americano e à frente do América -, como estreou com derrota na Libertadores, na quarta-feira, e é o último do Carioca, com apenas um ponto, ao lado de Friburguense e Entrerriense.
Em 9 jogos, o Flamengo só conquistou dois pontinhos: nos empates de 1 x 1 em casa, com o Guarani, na segunda rodada do Rio-São Paulo, e com o Volta Redonda, na noite desta quinta pela terceira rodada do Carioca.
Desde o início da temporada, foram seis jogos do time principal e três da equipe B, que disputa o Carioca. Os titulares perderam a decisão da Mercosul, a estréia na Libertadores e três dos quatro jogos do Rio-São Paulo. Já o time B perdeu dois dos três jogos do Carioca.
O Flamengo não vence uma partida desde de 2 de dezembro, quando derrotou o Palmeiras por 2 x 0, pelo Brasileiro do ano passado. Mas, no Maracanã, o Rubro-negro não vence desde o dia 15 de agosto, quando venceu o Sport por 2 x 1. São 177 dias sem uma vitória diante de sua torcida.