CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Africano quer disputar Fifa com Blatter
Sábado, 09 Fevereiro de 2002, 20h42
Atualizada: Sábado, 09 Fevereiro de 2002, 20h42

Salt Lake City (EUA) - Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), manifestou sua intenção de enfrentar o suíço Joseph Blatter nas próximas eleições para a presidência da Fifa.

Hayatou fez esta semana em Salt Lake City contatos com membros do Comitê Olímpico Internacional, muito ligados ao futebol, para saber de suas opiniões sobre uma eventual candidatura sua á presidência da FIFA, confirmaram á AFP fontes do COI.

"Falei com ele, e me disse que considerava se apresentar contra Blatter nas eleições de maio em Seul (Coréia do Sul). Ele acha que pode substituí-lo", disse um dirigente olímpico que pediu para não ser identificado.

Hayatou está na capital do Estado americano de Utah convidado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, mas Blatter, que também é membro do COI, não foi a Salt Lake City por motivos de saúde.

Fontes próximas a Blatter afirmam que Hayatou tinha chegado a um acordo com o suíço para não se apresentar como candidato às eleições, mas que mudou de idéia depois que recebeu muitas pressões para que disputasse esse cargo.

Blatter e Hayatou devem se encontrar este domingo em Mali, na final da Copa Africana de Nações. O dirigente africano espera contar com o apoio do sueco Lennart Johannson, presidente da União Européia de Futebol (UEFA) e o poderoso vice-presidente da Fifa, o sul-coreano Chung Mong Joon.

Fontes próximas a Chung também disseram que este também poderia correr contra Blatter, que está na mira dos membros da organização por causa do estado financeiro da Fifa depois da falência declarada do grupo comercial ISL, que tinha os direitos para o Mundial da Coréia do Sul-Japão.

"Tratarei de pressionar para uma competição limpa na assembléia- geral da FIFA em maio, para procurar um candidato unificado depois de uma consulta com o presidente da CAF, Issa Hayatou", declarou Chung na quarta-feira a uma emissora de rádio sul-coreana.

Blatter, ex-secretário-geral da Fifa, chegou à presidência da entidade quatro anos atrás, depois de uma acirrada eleição com Lennart Johannson.

No mês passado Blatter confirmou sua intenção de se candidatar para um novo mandato, e há duas semanas em coletiva à imprensa em Los Angeles disse que "nesse momento tenho em meu escritório mais de 115 cartas de federações nacionais oferecendo-se seu apoio".

Blatter quer ser candidatar para um novo período, de 2003 a 2006, e as eleições para o cargo acontecem no Congresso da Fifa, de 28 e 29 de maio em Seul.

"Quero continuar trabalhando para o futebol, e quero outro mandato para continuar o que temos feito", frisou em Los Angeles o chefe do futebol mundial.

France Presse

 

 VEJA AINDA
Fifa
Depois de Chilavert, Fifa amacia para holandês Stam
Deputado quer vetar transferência de jogadores com menos de 25 anos
Fifa alivia a barra de Chilavert
Fifa estica punição para Guardiola e Stam
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade