Paris - A americana Venus Williams foi declarada a vencedora do Aberto de Paris, neste domingo, por causa da desistência da outra finalista, a iugoslava Jelena Dokic, que está com um problema muscular.
A iugoslava, que era a quarta cabeça-de-chave da competição, foi considerada a musa do Aberto do Brasil, realizado no ano passado, na Costa do Sauípe, na Bahia. Ela não compareceu ao estádio Pierre de Coubertin, local da final. Dokic se machucou durante a semifinal de sábado, quando venceu a americana Monica Seles.
A tenista não deu maior importância à contusão, que se agravou na noite deste sábado, durante a semifinal de duplas junto à búlgara Magdalena Maaleva contra contra Nathalie Dechy e Meilen Tu, partida que jogou - e que perdeu - com o músculo enfaixado.
A final de duplas também não ocorreu, A dupla franco-americana de Nathalie Dechy e Meilen Tu ganhou sem jogar a final com a dupla russo-eslovaca de Elena Demienteva e Janette Husarova, que não se apresentou por causa de uma bronquite que afeta a russa.
É a primeira vez que ocorre uma situação deste tipo em um torneio de tênis em sala coberta do circuito profissional.
Para tentar contornar o imprevisto, a organização do torneio programou um encontro de duplas mistas de exibição, no qual jogarão Amélie Mauresmo e Yannick Noah contra Venus Williams e Mansur Bahrami.