Bucareste - A romena Andreea Raducan, tricampeã mundial de ginástica em Gent, anunciou que decidiu retirar-se da atividade, dois meses antes do Campeonato Europeu, disse a imprensa esportiva de hoje, quinta-feira.
Raducan de 18 anos, que engordou sete quilos depois dos Jogos de Sydney, (pesa atualmente 45 quilos e mede 1,51 metros) se fechou há dois dias em seu quarto no centro de ginástica de Deva (oeste da Romênia) e não participa mais dos treinamentos com seus colegas, devido a uma depressão psíquica.
No último Mundial, a atleta conquistou o ouro seguida de perto pela brasileira Daniele Hypólito.
"Não sei que acontece. Não agüenta mais os nervos. Temo um fracasso. Se não posso estar no nível de antes, prefero renunciar", disse Raducan em declarações à Gazeta Sporturilor.
A ginasta disse que, em detrimento dos treinadores Octavian Belu e Mariana Bitang, refletirá alguns dias antes de pronunciar-se definitivamente e espera falar sobre este assunto com Íon Tiriac, presidente do Comitê Olímpico Romeno, que atualmente está de viagem no estrangeiro.
Belu disse hoje para Rádio Romania que o abandono de Raducan que na sua opinião representa "quase a metade da equipe deste país" vem em um momento absolutamente inoportuno, antes do Campeonato Europeu, mas que ainda espera que a jovem pudesse voltar sobre sua decisão.