Rio - As brasileiras terão adversárias fortes no Mundialito de Fast Triathlon Feminino, neste domingo, a partir das 9h, em Santos. A carioca Sandra Soldan, a paulista Carla Moreno e a brasiliense Mariana Ohata, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney e no Circuito Mundial, dividem o favoritismo da prova com as canadenses, que chegam com as estrelas Carol Montgomery e Sharon Donnely.
A competição terá um formato especial. Serão 18 triatletas de seis países (equipes de três integrantes), disputando três baterias seguidas com 250 metros de natação, 4.200 metros de ciclismo e 1.350 metros de corrida. Em cada uma das disputas, as competidoras vão marcando pontos, tanto para o título individual, quanto por equipes.
O nível técnico do evento será muito forte, tanto que as cinco primeiras colocadas no Pré-Olímpico do Uruguai, prova que marca pontos para o ranking mundial que determina a participação na olimpíada de Atenas, em 2004, estarão na competição deste domingo. O Brasil tem um time de ponta, o mesmo que no ano passado venceu com tranqüilidade, também em Santos, o Desafio Internacional de Fast Triathlon. As três integrantes do time brasileiro (todas da equipe Pão de Açúcar Club) estão entre as 20 melhores do ranking mundial - Carla é a 11ª colocada, Sandra a 13ª e Mariana aparece em 20º lugar.
Melhor corredora do mundo no triatlo - Mas desta vez, o Canadá chega muito bem. O destaque é Carol Montgomery, que vem de vitória no Pré-Olímpico do Uruguai, superando justamente as brasileiras Carla Moreno e Mariana Ohata. Vice-campeã do Mundo em 2000 e atual 6a colocada no ranking mundial, ela é considerada a corredora mais forte do triathlon mundial.
Prova disso é que nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, além de garantir a vaga como triatleta, defendeu o Canadá no atletismo, na prova dos 10 mil metros, um feito para poucas. Além da força na corrida, Carol leva a vantagem de conhecer bem a Cidade, pois já garantiu o bicampeonato no Triathlon Internacional de Santos. Essa prova, que reúne alguns dos melhores competidores do Mundo, também é disputada no verão, mostrando que a triatleta canadense não terá problemas em relação ao calor.
O Canadá ainda terá Sharon Donelly, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99 (superando Carla Moreno, que foi prata), e atual 18ª colocada no ranking mundial. Completa o time Alicia Kaye, considerada uma das revelações daquele país e melhor canadense no Fast Triathlon do ano passado, tendo como benefício o conhecimento do percurso e a mais fácil adaptação em relação ao clima.
O time dos Estados Unidos terá Jennifer Gutierrez, primeira daquele País a classificar-se para Sydney; Susan Willians, quarta colocada no Pré-Olímpico do Uruguai; e Mônica Caplan. A África do Sul será representada por Claire Kinsley, Kate Roberts e Mari Rabie. A Argentina terá Pamela Geijo, Nancy Alvarez e Maria Omar. Já a Grã-Bretanha contará com Annaliese Heard, Analeah Emerson e Bella Comerford.
O Mundialito será disputado na Ponta da Praia, junto ao Aquário Municipal, e terá arquibancadas para o público presente, com entrada gratuita.