CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Média de gols no Brasil é maior do que na Europa
Terça-feira, 19 Fevereiro de 2002, 12h55

São Paulo - No ano em que os brasileiros aguardam desconfiados a performance da seleção na Copa do Mundo, os torneios regionais do país estão levando a melhor sobre os principais campeonatos europeus no quesito mais importante: o gol.

No que diz respeito à média de gols marcados por partida, os torneios Rio-São Paulo e Sul-Minas dão de goleada nos campeonatos alemão, espanhol, inglês, francês e italiano.

Em seis rodadas disputadas até agora no Rio-SP, a média é de 3,85 gols por jogo contra 3,26 da competição disputada entre equipes da região Sul e de Minas Gerais.

Nos campeonatos europeus, o número de gols é bem menor. Na Itália e Espanha, por exemplo, países que reúnem astros de todo o mundo, as médias são, respectivamente 2,58 e 2,41 gols por partida.

A média mais alta de gols por jogo entre as competições nacionais da Europa -- que já ultrapassaram a sua metade -- acontece na Alemanha, que tradicionalmente joga um futebol mais compacto, com 2,75 gols por confronto.

Na Inglaterra e na França, esse número não varia muito. Na terra de David Beckham marca-se 2,62 por jogo enquanto que os franceses, atuais campeões mundiais, têm média de 2,35 por partida.

``Isso acontece por causa da má qualidade da defesa das equipes brasileiras, não é mérito dos atacantes'', disse o jornalista Silvio Lancellotti.

O zagueiro Batata, do Corinthians, time que tem a defesa menos vazada do Rio-SP, com média de 0,83 gols tomados por jogo, não concorda.

''O futebol europeu privilegia o sistema defensivo e no Brasil os times estão jogando no ataque, aqui a própria torcida empurra a equipe para a frente'', afirmou o jogador, que, no entanto, admite a fragilidade de alguns clubes.

``Tem também os times que contribuem para isso (alta média de gols), como o América'', completou.

O América, do Rio de Janeiro, tem a incrível marca de 22 gols sofridos e apenas dois marcados -- contra o Guarani, neste último fim de semana. O também carioca Americano já sofreu 18 e marcou apenas oito.

Por outro lado, a equipe mais ofensiva até agora é o São Paulo, com média de três gols marcados por partida, seguido do Jundiaí, com 2,67.

O técnico do Tricolor paulista, Nelsinho Baptista, apontou ainda a arbitragem como fator do aumento dos gols no Brasil.

``Além da disposição dos times em obter a vitória, a arbitragem no país está muito rigorosa e com isso inibe os zagueiros de fazerem faltas e consequentemente os atacantes têm mais espaço para marcarem os gols'', comentou Nelsinho.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Futebol europeu
Beckham recebe cartas de sexo
Treinador da Roma rasga seda para Rivaldo
Tuta está trocando o Fla pela Ucrânia
Marítimo vence União Leiria pelo Português
Veja lista completa
Torneio Rio-São Paulo
Valdyr Espinosa assume comando da Lusa
América-RJ quer Torres para sair da penúria
Atacante do Americano reclama de maratona de jogos
Petkovic critica excesso de erros do Flamengo
Veja lista completa
Copa Sul-Minas
Jorge Wagner sai na frente por vaga no Cruzeiro
Após humilhação, América-MG bota jogadores para correr
Inconformado com vaias, Tite rebate com números
Fábio Júnior imita Ricardinho ao falar sobre clássico
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade