Santos - Alguns dos principais ciclistas do Brasil partem nesta quarta-feira para a disputa do 16º Torneio de Verão de Ciclismo, ao todo serão quase 300 competidores, de 16 estados, lutando pelo título. Este ano o torneio terá cinco etapas, com a final acontecendo no sábado à tarde.
A disputa entre as mulheres ganhou destaque este ano graças à resolução da Confederação Brasileira de Ciclismo, que decidiu utilizar a classificação do torneio como pré-seleção para a formação da equipe brasileira que disputará os Jogos Sul-Americanos de Bogotá, na Colômbia. As cinco melhores do ranking estarão convocadas para um treinamento especial, de onde sairão as três representantes brasileiras.
“O título do torneio já é muito importante, agora com esta chance de convocação, a disputa vai ficar mais acirrada ainda. O negócio é pedalar forte, não errar e saber fazer as estratégias muito bem, contando com as companheiras de equipe”, disse a santista Carla Gardenal, que tentará o tricampeonato da prova.
No ano passado, ficou com o vice, sendo superada pela olímpica Janildes Fernandes, que está morando na Europa. Nas cinco etapas, Carla chegou quatro vezes em segundo lugar.
“Vencer em casa é muito bom e espero poder comemorar mais este título”, destaca a ciclista.
O torneio começa em São Vicente, na avenida Monteiro Lobato, também conhecida como Linha Vermelha, a partir das 14h. A categoria elite será a primeira a largar. A segunda etapa será nesta quinta-feira pela manhã em Praia Grande, em volta do Campo da Aviação. As disputas começam às 8h e a categoria principal terá largada às 11h.
Nelma Raizer é outra que está animada para a prova. No início de agosto de 2001, ela foi atropelada enquanto treinava e teve fratura exposta no tornozelo esquerdo e rompimento dos tendões no calcanhar. Contrariando todas as previsões médicas, ela está de volta à disputa.
“Espero pedalar forte e estar entre as melhores. Garra e determinação, eu tenho de sobra”, disse a ciclista que no fim de semana passado vendeu a Copa Cidade de Santos.
Na elite masculina, a briga entre pelo título será grande entre o paranaense Nilceu Aparecido Santos e o catarinense Daniel Rogelin. Nilceu ganhou destaque com a vitória na prova 9 de Julho de do ano passado e foi o único brasileiro no pódio da Copa América, em janeiro deste ano. Rogelin é o atual campeão brasileiro de estrada e nos dois últimos anos foi o vice-campeão do Torneio de Verão.
“Nossa equipe é muito unida, forte e vamos trabalhar pensando no título. Não o meu, mas de quem estiver melhor. Temos muitos talentos com chances de faturar. Se Deus quiser, nosso resultado vai ser um espetáculo”, afirma Nilceu, que tem como companheiros Hernandes Quadri Júnior e Márcio May.
Além da elite e feminino, o torneio de Verão de Ciclismo terá as categorias juvenil (15 e 16 anos), júnior (17 e 18 anos), sub 23 (19 a 22) e master (acima dos 35).