Salt Lake City - Yaroslav Barichko, chefe de missão da Bielorússia, foi expulso dos Jogos Olímpicos de Inverno, que estão sendo disputados em Salt Lake City, nos Estados Unidos, depois que um de seus atletas não se apresentou ao teste antidoping.
O diretor geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), Francois Carrard, afirmou numa coletiva de imprensa que o Comitê Olímpico do país foi informado da suspensão.
Carrard confirmou que o atleta não identificado, não se apresentou nesta terça-feira ao controle antidoping programado e que Barichko não esteve presente à reunião com as autoridades do COI. Ele havia sido convocado pelo presidente da entidade Jacques Rogge.
“O atleta desapareceu durante a manhã. Sabemos que ele havia estado em contato com o chefe de sua delegação pedindo permissão para deixar os jogos. Sabemos também que houve encontros entre o atleta e chefe da missão”, disse Carrad.
O atleta havia sido convocado para um um exame mais detalhado para se evitar uma falha. Num comunicado o COI afirmou que a amostra de urina deu positivo e que foi encontrada um nível 380 vezes superior ao permitido do esteróide anabolizante nadrolona. O atlela também foi suspenso e aguarda julgamento.
“Queremos saber exatamente as circunstâncias desse estranho abandono. tenho a impressão, mas posso estar equivocado, que o atleta não muito longe daqui”, disse Carrad.