São Paulo – O brasileiro Enrique Bernoldi, da equipe Arrows, superou a McLaren de Kimi Raikkonen nesta quinta-feira no último dia de testes coletivos da Fórmula 1 no circuito inglês de Silverstone. Agora, os carros serão embarcados para a disputa do GP da Austrália, em 3 de março, na abertura da temporada 2002.
“Melhoramos muito o acerto do carro, ele está evoluindo dia a dia”, disse Bernoldi. “Foi o melhor teste até agora. Colocamos barras estabilizadoras e molas mais macias, mexemos muito nos amortecedores e eliminamos a saída de frente, que para mim é o pior problema. “ traseira ainda escapa quando eu acelero, mas também melhorou”.
Bernoldi ainda treinou algumas largadas ao lado de seu colega de time, o alemão Heinz-Harald Frentzen. “Os tempos não foram excepcionais, mas o sistema de controle de largadas funcionou bem e o de tração também está bom. Se os treinos da sexta-feira correrem bem, eu e o Heinz podemos ser a surpresa do grid da Austrália. E se não tivermos quebras, a corrida também pode ser muito positiva para nós. Na frente, como sempre, devem vir Ferrari, McLaren e Williams; “Em seguida, Sauber e Renault e, um pouco mais atrás, o nosso grupo. Largar entre os 10 primeiros me parece um objetivo realista, mas a posição final depende de muitos fatores. Mas a gente não pode esquecer que o A23 se mostrou muito resistente nestes testes. Só houve quebras no aerofólio e nos semi-eixos, mas os defeitos já foram corrigidos.
Veja os melhores tempos desta quinta-feira:
1o) Enrique Bernoldi, Arrows-Cosworth A23, 42s459 (224,464 km/h), 58 voltas
2o) Kimi Raikkonen, McLaren-Mercedes MP4-17, 43s010, 51 voltas
3o) Takuma Sato, Jordan-Honda EJ12, 43s030, 24 voltas
4o) Heinz-Harald Frentzen, Arrows-Cosworth A23, 43s508, 83 voltas