Salt Lake City (EUA) - O austríaco Stephan Eberharter conquistou a medalha de ouro na competição do slalom gigante do esqui alpino nas Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City na quinta-feira. O brasileiro Nikolai Hentsch foi desclassificado.
Este foi o primeiro título olímpico do austríaco de 32 anos, que teve uma carreira marcada por altos e baixos. Depois de ter sido campeão mundial em 1991, ele despencou para o 103 lugar no ranking três anos depois.
Grande favorito nos eventos de velocidade nos Jogos de Salt Lake City, ele havia conseguido apenas uma prata e um bronze no super-G e downhill.
História bem diferente é a do brasileiro Nikolai Hentsch, que nasceu na Suíça. Com apenas 18 anos, ele completou a primeira das duas baterias da competição.
Na segunda bateria, Nikolai caiu e não passou por uma das marcações da pista -- a porta 37 -- e foi desclassificado, mesma sorte de 21 dos 78 atletas que competiram.
``Normalmente, quando você cai não volta mais para a prova. Mas como estou nas Olimpíadas, eu fiz tudo para me levantar. Eu não podia acabar a minha participação lá em cima'', contou o brasileiro após a prova.
O norte-americano Bode Miller ficou com a medalha de prata e norueguês Lasse Kjus com a de bronze.