CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Doping tira ouro de campeões nos Jogos de Inverno
Domingo, 24 Fevereiro de 2002, 21h19

Salt Lake City - O espanhol Johann Muehlegg e a russa Larisa Lazutina tiveram suas medalhas de ouro cassadas no domingo depois que os testes antidoping dos atletas do cross-country deram positivo.

O diretor geral do COI, François Carrard, disse em entrevista à imprensa no último dia dos Jogos que os dois foram excluídos dos Jogos, assim como a colega de Lazutina, Olga Danilova.

Todos os três competiram em provas de cross-country, e seus exames antidoping acusaram a presença da substância darbepoetina, que é usada no tratamento da anemia e age aumentando a produção de glóbulos vermelhos, que carregam oxigênio aos músculos.

Muehlegg vai perder sua medalha dos 50 quilômetros do cross-country clássico que conquistou no sábado, dois dias depois de realizar o teste.

Poucas horas antes do anúncio do doping, Lazutina, de 36 anos, parecia que conquistaria um lugar nos livros dos recordes com um sexto ouro olímpico na carreira nos 30 quilômetros do cross-country. Agora ela vai perder a medalha mas, como Muehlegg, vai ficar com as outras -- duas pratas.

Esses foram os primeiros testes positivos nos 17 dias de Jogos. "Essas outras medalhas serão mantidas porque os atletas foram testados (antes das corridas) e tiveram resultados negativos", disse Carrard.

Danilova não vai perder o ouro e a prata que conquistou já que o teste que deu positivo foi realizado depois.

Jordi Segura, membro do comitê médico do COI, disse à rádio Nacional, da Espanha, que a darbepoetina não está especificamente citada na lista de substâncias proibidas, mas que está incluída em "eritropoietina e similares".

"Do ponto de vista farmacológico, a darbepoetina tem os mesmo efeitos que a eritropoietina", disse Segura. "Ela foi desenvolvida recentemente. Por isso, muitos achavam que ela não podia ser detectada no antidoping, mas pode".

Ele ainda acrescentou que a darbepoetina é cerca de dez vezes mais forte que a eritropoietina, pivô do escândalo de doping na Volta da França -- a mais importante prova de ciclismo do mundo -- de 1998. "Ela atua de maneira muito similar à eritropoietina, mas seus efeitos no corpo duram muito mais tempo".

Muehlegg culpou sua dieta e a altitude de Salt Lake City pela variação no número de glóbulos vermelhos em seu sangue.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Jogos Olímpicos de inverno
Brasil tem melhor colocação da história no Bobsled
Muehlegg é ouvido pela Comissão Disciplinar do COI
Polícia agride baderneiros nos Jogos de Inverno
Príncipe de Mônaco leva susto nos Jogos de Inverno
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade