Melbourne - O debutante da Fórmula 1 Allan McNish acredita que não há substituto para o bom e velho trabalho de pernas, ou caminhada, quando se trata de conhecer um novo circuito.
Os colegas Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve usam um videogame Playstation para se familiarizarem com novos circuitos, mas o escocês de 32 anos de idade prefere meter o pé no asfalto.
O piloto da Toyota, que correu no circuito no qual vai participar da corrida de abertura da temporada, em Melbourne, na Austrália, para reconhecê-lo melhor, falou com a Reuters nesta quarta-feira.
"Eu faço isso em quase todos os circuitos. Não só para manter a forma, mas também porque me dá confiança no circuito. Há coisas que não se vê na televisão. Eu ouvi que algumas pessoas jogam videogame, mas eu nunca encontrei a mesma qualidade de detalhes do que quando estou lá, correndo e vendo com meus próprios olhos. Acho que é muito difícil simular como é de fato um carro de Fórmula 1".
Estréias - McNish é um dos quatro pilotos que vão estrear na F-1 neste circuito, que tem 5,3 quilômetros de extensão. O piloto da Minardi Alex Yoong, da Malásia, vai correr pela primeira vez na Austrália -- sua estréia foi em Monza, na Itália, em setembro.
O escocês é o mais velho dos estreantes e, como o campeão da CART Montoya, não se vê como um iniciante. Mas, se Montoya tem credibilidade, McNish não deve pontuar antes do brasileiro Felipe Massa, da Sauber, ou do japonês Takuma Sato, da Jordan.
Apesar de ter um dos maiores orçamentos da temporada, a Toyota insiste que o maior objetivo da equipe é ganhar experiência e respeito.