Rio - Raí, Aurélio Miguel, Paula e Giovane são os padrinhos do 1º Vibração Nestlé, campeonato intercolegial para jovens entre 15 e 17 anos, que terá início no dia 6 de abril e será disputado nas três principais capitais da região sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O objetivo da competição, que espera envolver 26 mil alunos e 2 mil escolas da rede pública e privada por estado, é reviver os torneios entre instituições de ensino e incentivar a prática esportiva entre os adolescentes. Cada cidade terá uma "Vila", onde serão realizadas as partidas e provas das 11 modalidades do evento: futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, natação, futsal, atletismo, judô, skate e bicicross.
"Hoje, as crianças são carentes de competições intercolegiais. Eu ganhei bolsa de estudo pelo esporte. Com o fim dos Jogos Colegiais, não vemos mais esse incentivo", disse o ex-judoca Aurélio Miguel, campeão olímpico em Seul-88.
"Só de ver a vontade de um jovem em ser campeão já é muito gratificante. O esporte dão a eles um momento único, que eles nunca esquecerão", afirmou Raí, ex-jogador do São Paulo, Paris Saint Germain e tetracampeão do mundo pelo Brasil em 94.
Outra estrela do esporte nacional que participa indiretamente do projeto é Hortência. A ex-jogadora de basquete é uma das sócias da empresa responsável pela organização do evento.
"Eu me lembro da época em que comecei a jogar. Antes, os campeonatos estudantis era uma vitrine. A garotada precisa aparecer. Vi muitas jogadoras da Seleção de basquete saírem desses campeonatos afirmou Hortência".
Com o fim das fases regionais, os campeões dos três estados reúnem-se para a final, que será em outubro, em São Paulo. Além de medalhas para os vencedores, estão previstos prêmios em dinheiro para alunos que se destacarem e para uma escola.