Rio - A nona rodada do turno do 13º Campeonato Nacional de Basquete Masculino tem o clássico carioca Flamengo e Vasco, no Rio de Janeiro, como destaque. Uberlândia, Vasco e Uniara somam 15 pontos ganhos em oito jogos (7 vitórias e uma derrota), mas a equipe mineira está em primeiro lugar na classificação geral por ter melhor cesta average, primeiro critério de desempate.
De um lado o Vasco, segundo colocado com 15 pontos ganhos e a defesa menos vazada. Do outro o Flamengo, que está em oitavo lugar com 12 pontos e o melhor ataque da competição.
Na história do Nacional, as duas equipes já se enfrentaram doze vezes com sete vitórias dos vascaínos contra cinco dos rubro-negros. No Campeonato de 2001, duas vitórias do Flamengo: 91 a 90 (turno) e 104 a 100 (returno). Na final do Nacional 2000, vantagem para o Vasco que venceu a série por 3 a 1.
“É uma partida que chama atenção pela rivalidade que existe entre os dois clubes. Nós vamos tentar buscar a liderança do Campeonato e o Flamengo quer vencer para melhorar a posição na tabela. Os jogadores das duas equipes têm bastante experiência, já participaram de vários clássicos e decisões. Acho que tem tudo para ser uma grande partida”, disse Helinho, armador do Vasco.
“É um jogo que tem muita rivalidade e todos esperam por uma grande batalha. O Vasco tem atletas experientes, que estão fazendo boas partidas durante o campeonato. Nós tivemos jogadores contundidos e a nossa maior preocupação é a recuperação física da equipe para tentar uma vitória”, explicou Ratto, armador do Flamengo.
Outros seis jogos completam a rodada: Universo BH/Minas x Ajax, em Belo Horizonte; Hebraica x Unisc/Corinthians, na Hebraica; Automóvel Clube/Campos x Valtra/Mogi, em Campos; Franca x Fluminense, em Franca; Londrina x São Caetano, em Londrina; Uniara x Bandeirante, em Araraquara.